Espiar o Mercado Livre = Lucros


O Mercado livre é uma plataforma aberta que permite acesso a muita informação valiosa. Diferentemente dos negócios convencionais, em que você não pode entrar numa loja e perguntar ao dono quantos notebooks vende por dia, provavelmente você não teria essa informação. No Mercado Livre há muita informação aberta, nem todas referentes ao negócio, mas o suficiente. Em todos os artigos você pode ver quantas unidades foram vendidas, então fica fácil determinar quais são os melhores produtos e quais são os que mais vendem.



Por exemplo, gosto muito de chamar isso de “espiar” o Mercado, na verdade o termo “Investigação de Mercado” é só uma maneira bonita de chamar, mas estamos na verdade espiando o mercado e aprendendo muito. Isso é muito divertido, pois você pode entrar todos os dias e descobrir coisas novas e interessantes, que lhe poderão ser úteis. Podemos espiar os concorrentes e os vendedores, o que normalmente não é comum, pois a informação está fechada. Aqui você poderá espiar o que estão vendendo, como está indo as vendas, quais produtos têm êxito e quais não, e em base disso, tomar decisões. Por exemplo, imagine que maravilha poder ver que seu concorrente está vendendo um produto que funciona muito bem. Então, depois de descobrir isso, você pode vendê-lo também. Por outro lado, se você vê que um concorrente, que vende um produto que você pensava vender e, no entanto, está indo muito mal nas vendas, isso economizará a você o tempo e a energia que gastaria vendendo o mesmo artigo. Essa é a maravilha de poder espiar seus concorrentes.

Podemos obter a informação necessária para saber que produtos e serviços venderão mais e a que preço. Com isso, se você decidir vender um determinado artigo, poderá saber a que preço vendê-lo. Da mesma forma da espiada anterior, você pode ver a quanto o concorrente está vendendo o artigo de seu interesse e decidir qual preço será melhor ou pior para você vender.

A ferramenta nº 1 de investigação de mercado é o próprio Mercado Livre. Existem outras ferramentas que iremos falar depois, mas seu melhor amigo nessa tarefa de investigação será o site. O Mercado Livre nos fornece muita informação valiosa e também possibilita técnicas de investigação que lhe darão uma enorme vantagem. O site quer lhe ajudar a descobrir o que melhor convém ou não, sabendo a que preço vender os artigos, a que preço vender e como, exatamente. Pode ver ainda que formas de pagamento e de envio utilizam e as características do produto. Algo muito importante é que você poderá ver a que preço poderá vender um artigo mesmo antes de comprá-lo. Antes de anunciar, não se arrisque: simplesmente veja a quanto seus concorrentes estão vendendo por aí, para você determinar um bom preço de venda.
O fato de que você tem em suas mãos o poder de investigar se um produto está sendo bem vendido e a que preço é muito valioso. Quanto mais você investigar, mais lucro terá, e portanto é importante se acostumar a “espiar” o mercado. Você deve fazer essa tarefa todos os dias praticamente, ou todas as semanas, para que esteja sempre atualizado.


Você sabe quais são os fornecedores Super Secretos dos maiores vendedores do Mercado Livre? Não!!? Eu escrevi um  artigo exclusivo sobre isso: CONFIRA AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário